Home office: como fazer uma boa gestão de tempo?

Trabalhar em casa pode oferecer diversas vantagens. A busca por maior flexibilidade de horário e pela fuga do trânsito das grandes cidades tem levado um número cada vez maior de pessoas a optarem pelo home office. Mas não contar com a estrutura de uma empresa exige sempre maior planejamento e foco.

DICAS PARA GERIR SEU TEMPO AO TRABALHAR EM CASA

• Montar um escritório em casa


Providencie equipamentos e móveis necessários para o seu tipo de atividade. Invista em uma internet de boa velocidade, cadeira confortável e iluminação adequada (a luz do sol é sempre bem-vinda). Tenha por perto materiais essenciais para evitar muitas interrupções.

Dê personalidade ao novo local de trabalho, decorando-o como sempre quis, mas não podia no antigo emprego. Apenas tome cuidado para não poluir demais o ambiente e se distrair com muita informação. Se possível, evite usar o seu quarto para essa finalidade.

Essa dica é fundamental para organizar o seu dia a dia no Home Office. Escolha um espaço na sua casa que seja utilizado exclusivamente para trabalhar. Opte por um lugar sem muita circulação de pessoas, com algum isolamento acústico, e que seja bem arejado, de preferência com uma grande janela — poder olhar para o lado de fora em momentos de estresse vai fazer toda a diferença.

Essa demarcação espacial pode parecer bobagem, mas é muito importante. Tendo clareza sobre qual é o seu ambiente de trabalho tende-se a se concentrar melhor quando está ali, mudando o seu estado mental para o modo “produção” e ficando mais distante das atividades rotineiras da sua casa.

Invista na estrutura


Lembre-se de que você vai passar longas horas no seu Home Office e que elas precisam ser muito bem aproveitadas, para garantir o sucesso de seus projetos. Por isso, nada de improvisar um espaço qualquer. É preciso investir em uma estrutura que ofereça conforto e todas as condições necessárias para a boa realização do seu trabalho.

Antes de mais nada, a cadeira. Escolha um modelo ergonômico, que seja confortável e que não prejudique a sua postura ou traga dores nas costas. Experimente bastante antes de decidir, pois essa escolha tem imenso impacto na sua produtividade. Afinal, é impossível render quando não estamos bem fisicamente.

Lembre-se também da iluminação e de todos os objetos que você pode precisar, como impressora, telefone, blocos de anotações. Você vai observar que estar em um espaço adequado e bem preparado acaba ajudando muito no trabalho.

A ergonomia no ambiente de trabalho é muito importante para não sobrecarregar as costas. A altura correta da tela, o tipo de cadeira, tudo pode influenciar positivamente no seu bem estar. Vista-se de maneira confortável, de modo que esteja pronto para sair de última hora, caso seja preciso.

Simplifique

Ainda falando sobre o espaço, mas pensando em toda a sua rotina, tenha em mente que quanto mais simples melhor. Acumular documentos e objetos pode fazer com que o seu pensamento fique sempre confuso e poluído.

Por isso, tenha um espaço limpo e bem organizado, com tudo aquilo que você precisa e nada além. Isso vale também para a área de trabalho do seu computador: dezenas de pastas e arquivos soltos podem significar uma imensa perda de tempo, além da constante e incômoda sensação de se estar no caos.

Trabalhe para simplificar também as suas rotinas e processos: faça uma boa revisão no seu dia a dia e tenha a certeza de que não está complicando muito a execução de alguma tarefa ou projeto.

Trabalhe com objetivos


Nunca comece um dia de trabalho sem pensar em quais são os seus objetivos, sejam de curto ou longo prazo. Para se trabalhar com mais foco e dedicação é muito importante ter metas a se alcançar.

Por isso, é essencial que você faça o seu planejamento enquanto profissional, respondendo a perguntas como: quais os meus principais objetivos hoje? O que eu preciso fazer essa semana? Onde quero estar em cinco anos? O tom das perguntas é bem diverso, mas funciona muito bem para que você tenha foco no que realiza no presente, sem se descuidar dos seus planos maiores, aqueles que envolvem sua carreira a longo prazo.

De tempos em tempos, reveja os seus objetivos e faça adequações para que sejam sempre pertinentes e atuais.

Faça uma lista de tarefas


Organizar e fazer a gestão de tarefas a serem realizadas no seu dia ou semana pode ajudar bastante o seu rendimento . Um bom processo é organizar o seu dia de trabalho na noite anterior, listando tudo aquilo que precisa ser feito, e elencando as tarefas como urgentes e não urgentes, como importantes e não importantes.

Essa classificação ajuda na percepção do seu volume de trabalho e permite que você se prepare melhor para o dia, decidindo por onde começar. Outra coisa fundamental: ao riscar as tarefas realizadas, a sensação de dever cumprido sempre funciona como um incentivo a mais para que você continue trabalhando.

Crie uma rotina

É claro que um dos maiores benefícios do Home Office é justamente ter maior mobilidade e independência, além de poder fugir do padrão de trabalho com horário de ponto. Entretanto, liberdade demais pode atrapalhar o seu rendimento.
O ideal é que você determine para si uma rotina de trabalho, que considere os horários de maior produtividade e suas outras tarefas externas, encaixando tudo em horas adequadas. A partir disso, tente segui-la sempre que possível, o que vai condicionando o seu corpo e a sua mente, deixando você mais produtivo e focado nesses momentos.

Ter uma rotina definida garante também que você não se atrapalhe com compromissos e distrações externas e, por outro lado, que não acumule horas extras desnecessárias.


Faça pausas

De tempos em tempos, levante-se da cadeira, beba uma água, descanse o olhar. As pausas são muito importantes para manter o nosso cérebro ativo e têm muito poder para renovar as nossas energias.

A cada trinta ou quarenta minutos de concentração, se dê cinco minutos de descanso, alongue o corpo, se afaste da tela do computador. E, depois, volte com muito mais pique para continuar o que estava fazendo. Fazer a gestão do tempo de trabalho é fundamental e pode mudar totalmente os seus resultados.

Aposte na tecnologia

A tecnologia é uma grande aliada da produtividade. Hoje em dia são dezenas de aplicativos e softwares que ajudam quem quer fazer uma boa gestão dos afazeres e da execução de tarefas.

Além de trabalhar com equipamentos que funcionem muito bem (já pensou quanto tempo você perde a cada vez que o seu computador trava?), é muito importante contar com o auxílio de dispositivos pensados para isso. Escolha os que se adéquam melhor ao seu perfil e aproveite.


HOME OFFICE E PRODUTIVIDADE


Gerencie o seu tempo de forma eficaz. Aproveite essa fase para desfrutar de pequenos prazeres, como dormir melhor, levar os filhos para a escola, tomar um bom café da manhã, realizar atividades físicas, acompanhar as notícias, alimentar-se de forma mais saudável etc. A sensação de que as pendências diminuíram contribui para o aumento da produtividade.

Nesse sistema, a qualidade de vida no trabalho melhora, mas é você quem decide quando começa e termina seu dia de trabalho. Crie e respeite uma agenda semanal, definindo entregas e um horário de expediente. Assim, você poderá se dedicar à sua vida pessoal e ainda honrar os prazos firmados com a empresa.

Reserve momentos específicos para os chamados vilões de tempo no trabalho. Redes sociais, celulares e TV são grandes distrações. A frequente interrupção de familiares e amigos também atrapalha, pois muitos associarão o home office a mais tempo livre. Evite os famosos ataques à geladeira, fazendo as refeições nos horários corretos.

HOME OFFICE E SOCIALIZAÇÃO


Rotina de trabalho de 12 horas por dia e enfrentar horas de deslocamento não são opções saudáveis, mas ficar trancado em casa o tempo todo também não é o ideal, pois nada substitui as relações humanas.

Recicle conhecimento participando de palestras, workshops, encontrando amigos da área. Se a empresa para a qual você trabalha tiver outros prestadores no modelo de home office, marque de encontrá-los com frequência, para trocar experiências.

Em prol da qualidade de vida no ambiente de trabalho, mudar o ambiente de vez em quando pode ser revigorante para sair da rotina. Com internet, você poderá até mesmo trabalhar de frente para o mar ou rodeado de área verde (mas para isso é necessário muito planejamento).

Trabalhar em Home Office requer disciplina e concentração. Com essas dicas, vai ficar muito mais fácil tornar o dia a dia cada vez mais produtivo, sem abrir mão de todas as vantagens de um escritório em casa.

Abaixo, para complementar o aprendizado, segue o link de um video que mostra como montar o seu espaço para trabalhar Home Office:



E aqui veremos um exemplo prático onde Denise Ferreira nos da dicas de como organizar melhor o seu tempo trabalhando em casa:




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